Pizza de massa fina

Eu tenho um livro que é considerado a “bíblia” da culinária: Le Cordon Bleu da Academie D´art Culinaire de Paris (1895). Nele há mais de 200 receitas, desde as mais básicas às sofisticadas, da mais famosa escola de culinária do mundo.

Bem, qualquer dia eu posto mais sobre este livro… o que quero dizer hoje aqui é que há nele uma receita de massa de pizza que eu já fiz e refiz inúmeras vezes devido à sua praticidade. Gosto de usar a massa do le Cordon Bleu e, as idéias de recheio, uso as do famoso Jamie Oliver através de seu livro A Itália de Jamie.

Pizza de alho: um delicioso aperitivo!

Vou divulgar a receita da massa para vocês e já adianto que a quantidade é para 02 pessoas:

175 gramas de farinha de trigo

1/4 de colher (chá) de sal

01 colher (chá) de fermento solúvel (aquele granulado que usamos para pães)

150 ml de água morna

01 colher (sopa) de azeite

Numa vasilha, misture a farinha o sal e o fermento. Faça um buraco no meio e acrescente a água morna e o azeite. Misture tudo muito bem e amasse por cerca de 05 minutos até formar uma massa elástica e macia. Cubra de deixe crsecer por 01 hora. Após o descanso, sove e amasse por mais uns 02 minutos. Abra a massa com a ajuda de um rolo numa superfície enfarinhada.

Aqui em casa eu costumo fazer 04 discos pequenos com a massa bem fina, lembrando as pizzas da pizzaria O Pedal (massa fina e crocante). Assim, enquanto vamos comendo uma, a próxima já está no forno e assim por diante.

Não tinha ido ao supermercado ainda, portanto tinha poucos ingredientes em casa. Assim, o que vale é a criatividade.

Fiz duas de alho com azeite, salsinha e orégano frescos (receita extraída do livro A Itália de Jamie). É muito simples: abra a massa, faça uns furos com um garfo e passe por toda a superficie uma mistura de alho triturado com azeite. Coloque orégano e salsinha frescos por cima e salpique sal e pimenta do reino por cima. Leve ao forno até a massa assar. Garanto que é rápido e o alho fica douradinho e crocante:

Fiz também uma com molho de tomate, milho verde, requeijão cremoso (catupiry), cebola em rodelas e orégano fresco da hortinha. Temperei o milho com sal e pimenta do reino. Vejam o resultado:

E, por último, morangos com leite condensado e nada mais:

Para acompanhar tomamos um delicioso vinho tinto Lambrusco e… bom apetite! :)

3 comentários to “Pizza de massa fina”

  1. PATRICIA BAGATTINI disse:

    humm…. ja copie a receita…..parabens pelas maravilhosas receitas

  2. Walter de Paula disse:

    Gostaria de saber onde comprar o fermento granulado, e qual a marca. Agradeço a informação

    • Erica disse:

      Olá, Walter!

      O fermento granulado é encontrado hoje com facilidade em supermercados nas prateleiras onde estão localizados os fermentos comuns usados para bolo. Normalmente, eles são vendidos em sachês e o mercado oferece diversas marcas: Dona Benta, Fermix, etc.

      Abraços,
      Erica

Deixar um comentário


Topo do post