Macarrão de verão com abobrinha e molho de hortelã

Assistindo televisão (canal GNT) no feriado de Carnaval, a apresentadora do Cozinha Prática – Verão, Rita Lobo, preparou um macarrão frio com abobrinha grelhada e molho refrescante de hortelã. Era horário de janta: a inspiração exata que eu buscava para preparar a refeição leve da noite.

Não segui a receita à risca, até porque eu não tinha todos os ingredientes em casa. Aquilo tudo serviu de inspiração para que eu fizesse a minha própria criação. Aliás, como eu amo criar, inventar, testar! A Gastronomia me proporciona tudo isso. Ah, se eu soubesse disso antes!

Como alguns sabem, trabalhei em Recursos Humanos e, infelizmente, em muitas das empresas (eu diria, a grande maioria) não tem nada de “Humanas” nesse departamento. Lembro-me que a orientação recebida era a de não errar para não deixar a grande chefe irritada! Só esqueceram que as pessoas são de carne e osso, passíveis de erros e que ninguém é perfeito. Cruzes!!!! Hoje olho para trás e dou risada, mas sobrevivi e hoje estou aqui para compartilhar as peripécias vividas na cozinha, regadas com erros e acertos, sem o peso da culpa e vivendo como a humana que sou.

Enfim, esse é um assunto que deixo para outro dia. Vamos ao que interessa: a receita!

Para duas pessoas eu usei:

1/2 pacote de talharim (massa fresca, de preferência)

Obs.: pode usar outros formatos de massa

01 abobrinha italiana

azeite extravirgem à gosto

02 dentes de alho

suco e raspas de 01 limão

um punhado de hortelã e salsinha frescas

sal a gosto

Cozinhe o macarrão até ficar al dente que é o ponto ideal para servir frio.

Enquanto a massa cozinha, corte a abobrinha em rodelas, depois cada rodela em 04 partes. Aqueça uma frigideira, regue com um fio de azeite e, aos poucos, doure as abobrinhas. Não coloque tudo de uma vez para não juntar água. Eu fiz em três vezes.

Escorra o macarrão e interrompa o cozimento passando-o por água fria. Escorra e regue com azeite e junte a abobrinha já grelhada.

Prepare o molho: amasse o dente de alho com o sal num pilão. Pique as ervas frescas bem fininho e adicione ao pilão. Regue logo com azeite pois a hortelã tende a ficar escura depois de picada. Aliás, coloque muito azeite, cerca de 1/4 de xícara. Por último, regue com o limão e as raspas e misture bem.

Regue o macarrão com este molho.

Você pode incluir pimenta rosa, queijo parmesão, etc. Fica delicioso, leve e refrescante! :)

 

Deixar um comentário


Topo do post