Cupcake de caipirinha do André Andreotti

Conheci o André Andreotti, estudante de Gastronomia e Alta Cozinha, num curso de cupcakes que fizemos na mesma turma na Tratto Atelier com Chef Priscila Redondo. De lá para cá, não paramos mais de trocar receitas.

O André é uma daquelas pessoas que já nasceram com talento para a cozinha. É extremamente minucioso ao combinar sabores e ousado nas decorações. Aprendi com ele a fazer este delicioso cupcake de caipirinha que virou sucesso no meu cardápio. Por isso, faço questão de compartilhar a receita aqui no blog com vocês com todos os créditos deste futuro Chef.

Para a Massa:

350g de açúcar
290g de farinha de trigo
10g de fermento químico
250g de ovos
100g de manteiga sem sal
100g de leite
10g de cachaça
10g de suco de limão
Raspas de limão

Para a calda:

300g de água
100g de açúcar
Raspas de limão a gosto
30g de cachaça

Para a Cobertura:

1 lata de leite condensado
1 e 1/2 colher de emulsificante
Suco de limão a gosto
Vodka a gosto

Para a decoração:

Saco de Confeitar
Bico Flor: Pitanga fechado
Corante verde
Limão

Modo de Fazer:

Ascenda o Forno a 180ºC.
Utilize o método Espumante: Bata os Ovos com o açúcar até o ponto de letra – em média, 06 minutinhos – A mistura deve dobrar de tamanho e ficar com a aparência de um creme leve e fofo. Derreta a manteiga e acrescente delicadamente com uma espátula Pão Duro para manter o ar na massa. Em seguida acrescente os líquidos delicadamente. E por último, acrescente a farinha peneirada já com o fermento em três partes. Misture delicadamente ainda com a espátula com movimentos de baixo para cima. Distribua a massa em +/- 23 forminha de cupcakes e asse por aproximadamente 30 minutos

Obs.: o tempo varia de forno para forno, por isso, muito cuidado!

Bata o Leite condensado com o emulsificante, a vodka e o suco de limão em velocidade máxima até obter a consistência desejada. Se necessário, adicione mais emulsificante. Reserve a mistura.

Ferva os ingredientes da calda até que engrosse um pouco.

Após os bolinhos esfriarem, faça um furo com uma faquinha de pão no centro, umidifique e recheie com o que preferir – opcional.

No saco de confeitar já com o bico, coloque umas gotinhas de corante verde em um dos lados do saco da interior e deixe escorrer até o bico. Preencha com o creme de leite condensado e decore. Para dar um acabamento ainda mais bonito, salpique raspas de limão e coloque meia fatia na lateral.

Obs. Tudo deve estar frio para a montagem.

Curiosidade:

O fouêt só agrega ar se for utilizado para bater, caso contrário, ele elimina o ar da mistura. Então sempre que o resultado esperado for uma massa de bolo bem fofinha e aerada, não use o fouêt.

Compartilho com vocês a minha versão desta receita que aprendi com o André:

 

Deixar um comentário


Topo do post