Talharim ao sugo e frango grelhado com molho de laranja

E o almoço de domingo foi tradicionalmente assim: macarrão com frango.  Mas não foi simplesmente aquele macarrão ao sugo feito rapidamente para ser servido com aquele frango assado que compramos na padaria. Foi uma versão deliciosamente repaginada: talharim de massa caseira ao sugo com filés de frango grelhado com molho agridoce de laranja e cebola caramelizada. DELÍCIA!

A massa eu ganhei da minha prima Pati Bagattini que comprou de presente para mim numa casa de massas em Jacareí – SP. Um talharim incrivelmente leve e delicado que combinou perfeitamente com meu molho ao sugo que fiz assim:

Segue a receita do meu molho:

1/2 vidro de molho (passata de tomate)

01 colher (sopa) de extrato de tomate

01 dente de alho (grande) cortado em fatias

azeite à gosto

1/2 tablete de caldo de carne

sal e pimenta do reino à gosto

Frite o alho no azeite bem quente. Acrescente o extrato de tomate e frite um pouco. Adicione o molho de tomate, o caldo de carne, sal e pimenta do reino, continue mexendo. Acrescente cerca de 1/2 copo de água e deixe o molho apurar em fogo baixo.  Se necessário, acrescente uma pitada de açúcar para amenizar o sabor ácido do tomate. Reserve.

Cozinhe a massa em água fervente com sal e reserve. Eu adoro temperar a massa já cozida e escorrida com manteiga, antes de adicionar o molho.

O filé de frango grelhado eu fiz  seguinte forma: temperei bem os filés com um tempero que minha mãe faz com cebola, alho, sal e óleo. Fica delicioso e pode ser usado para temperar arroz, feijão, carnes, aves, etc.

Grelhei os filés numa panela bem quente com um fio de óleo até dourar. Depois de todos grelhados, eu parti para o molho:

suco de 01 laranja

suco de 01 limão

sal e pimenta do reino a gosto

01 cebola grande cortada em rodelas

cheiro-verde a gosto

01 colher (sopa) de óleo vegetal

Na mesma panela onde os filés foram grelhados, adicione o óleo e as cebolas. Deixe as cebolas caramelizarem em seu próprio açúcar. Aos poucos, vá mexendo até elas ficarem escuras. Adicione o suco de laranja e limão, tempere a gosto e deixe reduzir um pouco.

Coloque este molho sobre os filés e finalize com cheiro-verde picadinho.

Bom apetite!  :)

 

 

 

Deixar um comentário


Topo do post