Rosbife e batata assada ao molho de cebola e tomate cereja

Como todo bom carnívoro, eu adoro rosbife feito em casa! Foi nesse clima de comer carne vermelha que resolvi preparar este delicioso rosbife para o jantar.

Para acompanhar, eu preparei batata assada e um delicioso molho com vinagre balsâmico, cebola, ervilhas e tomate-cereja.

Parece complicado, mas não é. Vamos à receita

01 peça de filé mignon (aqui eu usei contra-filé de 400 gramas)

ervas frescas bem picadinhas (alecrim, tomilho, manjericão, orégano)

sal, azeite e pimenta do reino à gosto

02 batatas grandes cortadas em cubos médios

01 colher (sopa) de manteiga derretida

08 tomates-cereja

01 cebola média cortada em rodelas

02 colheres (sopa) de ervilhas (eu uso aquelas congeladas)

vinagre balsâmico à gosto

Como eu não tinha filé mignon em casa, eu utilizei um bife bem grosso e macio de contra-filé. Retire toda a capa de gordura e tempere a carne com sal, azeite, pimenta do reino e todas as erva finamente picadas.

Eu fiz uma pastinha com o azeite extra-virgem e os demais ingredientes do tempero. Aí, foi fácil passar essa mistura por toda a carne.

Enquanto a carne toma gosto, coloque as batatas já cortadas em cubos para cozinhar em água fervente com sal.

Aqueça bem uma panela e leve a carne ao fogo alto. É preciso selar bem todos os lados da carne. Cuidado ao virar a peça para não fura-la com garfo ou faca. É importante que todos os líquidos permaneçam dentro da carne para garantir a maciez da mesma.

Verifique se as batatas estão cozidas (devem ficar bem macias, porém sem desmanchar). Se estiverem no ponto, escorra a água e reserve.

Forre uma assadeira com papel alumínio e acomode a carne e as batatas cozidas. Regue somente as batatas com a manteiga derretida. Tampe a assadeira com papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido por cerca de 10 a 15 minutos (fogo médio).

Enquanto isso, prepare o molho na mesma panela onde a carne foi selada. Adicione todos os demais ingredientes na panela e vá mexendo com uma colher de pau para que todo o sabor da carne que ficou grudado na panela se solte, juntando-se ao molho. Se precisar, adicione sal e pimenta do reino. Deixe reduzir um pouco e reserve.

Depois que a carne estiver assada, retire do forno e deixe descansar por 02 minutos antes de cortar. É o tempo necessário para que os líquidos se acomodem dentro da carne e dê muito mais sabor ao prato.

Eu montei tudo numa tábua, essas que usamos para fazer tábua de frios.

Corte o rosbife o mais fino que puder e acomode na tábua junto das batatas assadas.

Regue tudo com o molho de balsâmico e bom apetite! :)

Obs.: eu usei quantidade suficiente para 02 pessoas e não sobrou NADA!

 

 

 

 

Um comentário to “Rosbife e batata assada ao molho de cebola e tomate cereja”

  1. Rodrigo disse:

    Huummm, fiquei com água na boca.

Deixar um comentário


seis + = 7

Topo do post