Hambúrguer com galetes de batata da Pati

Gente, vejam só o que rolou por estes dias na Cozinha da Pati: hambúrguer caseiro com galetes de batata. Que belíssimo show da culinárias para aqueles que são fãs de um bom hamburguer.

Inspirada numa receita da chef Rita Lobo, apresentadora do programa Cozinha Prática na GNT, Pati foi à cozinha para preparar mais uma de suas delícias. Segue a receita que foi extraída do site da GNT:

Galetes de batata:

03 batatas médias
02 colheres (sopa) de azeite
Sal à gosto


Pré-aqueça o forno em 200ºC .

Lave bem, seque e descasque as batatas. Com ajuda de um fatiador de legumes, fatie as batatas.

Transfira para uma tigela, regue com 1 colher (sopa) de azeite e misture bem.

Em duas assadeiras antiaderentes, pincele azeite e monte em forma de caracol  12 galetes com 10 fatias de batata cada.

Pincele as galetes com azeite, tempere com sal e leve para assar por 20 minutos.

Hambúrguer de 180g:

720g de fraldinha moída com gordura (se preferir, use metade de peito de boi moído. Cerca de 20% do volume total é a melhor proporção de gordura para carne de hambúrguer. Uma carne muito magrinha produz um hambúrguer ressecado)
02 colheres (sopa) água
02 colheres (sopa) azeite
Sal à gosto
Pimenta-do-reino moída na hora (a gosto)

Em uma tigela, coloque a carne, a água, o azeite e misture rapidamente com as mãos. Divida em 4 bolas (180 g cada) e achate, formando o hambúrguer.

Coloque sobre uma superfície plana e vá acertando as laterais (empurrando para dentro). A ideia é formar uma paredinha reta para o hambúrguer ficar alto.

Lembre-se de que ele encolhe ao cozinhar, por isso, deve ficar um pouco maior do que diâmetro do pão. Com o polegar, faça uma marca bem no meio da carne – quando ela cozinha, dá uma inflada e, sem a marca, o hambúrguer fica abaulado.

Se não for cozinhar na hora, leve para a geladeira, a carne deve estar bem fria.

Hambúrguer servido com galetes de batata

Espalhe um pouco de azeite numa frigideira grande e antiaderente, que tenha tampa. Leve ao fogo alto. (Caso não tenha uma grande, use duas frigideiras ou faça em etapas, retirando os dois primeiros hambúrgueres 2 minutos antes do tempo e transferindo para o forno, sobre o pão. Assim eles terminam de cozinhar enquanto você prepara os outros dois.).

Tempere generosamente com sal um lado dos hambúrgueres. Vire e tempere o outro lado. Se quiser, tempere com pimenta-do-reino moída na hora.

Quando a frigideira estiver pelando, transfira a carne e tampe. Deixe dourar por 01 minuto e vire. Para um hambúrguer mal passado, deixe no total 04 minutos, virando de minuto em minuto. Para o hambúrguer ao ponto, são 06 minutos no total.

Montagem do prato:

Em cada prato, empilhe 3 galetes de batata. Coloque o hambúrguer por cima e deixe a carne descansar enquanto você prepara o molho. Depois de alguns minutos, a carne fica ainda mais saborosa porque os líquidos internos se acomodam.

Para o molho de mostarda de Dijon:

04 colheres (sopa) de mostarda de Dijon
01 xícara  de água
01 xícara de creme de leite (dê preferência ao fresco)

Na frigideira do hambúrguer, reduza o fogo, coloque a água e tampe. Depois de 30 segundos, abra e misture bem com uma colher de pau, para extrair todo o sabor da carne que ficou grudado no fundo.

Junte a mostarda e mexa bem. Por último, junte o creme de leite e misture bem, de preferência com um batedor de arame, até engrossar. Regue sobre o hambúrguer e sirva imediatamente.

Bom apetite! :)

Um comentário to “Hambúrguer com galetes de batata da Pati”

  1. Simone Idalgo P de Oliveira disse:

    Eriquinha, minha querida…

    bem q a Dona Paty fez propaganda dessa receita.

    Acabei de fazê-la e foi o maior sucesso.

    Sem sombra de dúvida o melhor hamburguer caseiro que já fiz.

    E aquele gostinho de churrasco. sensacional!

    O único detalhe diferente q eu fiz foi fazer as bolas pequenas e deram 8 hamburguezinhos.

    Bjinhos da Si.

Deixar um comentário


Topo do post